top of page

URBANIZAÇÃO CHÁCARA FLÓRIDA - PROGRAMA MANANCIAIS

INÍCIO DO PROJETO

2022

2025

CONCLUSÃO DA OBRA

788941

M² CONSTRUÍDOS

Projeto: Urbanização Chácara Flórida - Programa de Saneamento Ambiental dos Mananciais do Alto Tietê
Local: Chácara Flórida - M’Boi Mirim
Data de início do projeto: 2022
Área total de intervenção: 788.941 m²

Unidades: 282 unidades em 16 conjuntos

Área total construída das unidades:
tipologia 1 - 115,3 m²
tipologia 2 - 398,91 m²
tipologia 3 - 1270,83 m²
tipologia 4 - 2404,04 m²
tipologia 5 - 628,12 m²

Equipamentos: vestiário e quadra, comércios/mercado, espaço comunitário

Área total planejada de parques:
parque 1 - 19654,64 m²
parque 2 - 3932,66 m²
parque 3 - 27849,33 m²

Projetado por: Drucker Arquitetura
Executado por: Planova
Arquiteto responsável: Ruben Otero e Monica Drucker
Equipe: Elisabete França, Maria Teresa Fedeli, Vanessa Padiá, Mariana Guimarães, Juliana Pedroso, Rodrigo Camara, Nicole Milko, Marise Jacobsen, Pedro Flosi Trama, Matheus Alves, Nina Akl, Bruna Bonfim e Angelica Di Febbo

O projeto de Chácara Flórida faz parte do Programa Mananciais, gerenciado pela Prefeitura Municipal de São Paulo por meio da Secretaria de Habitação fazendo parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Mananciais do Alto Tietê. A área de intervenção está localizada na subprefeitura de M’Boi Mirim e tem seu acesso principal pela Avenida M’Boi Guaçu próxima ao bairro Jardim Aracati.


Para garantir o melhor desenvolvimento do processo de elaboração dos projetos a Área de Intervenção foi subdividida em setores cujo critério maior é a divisão por bacias hidrográficas. No total a área foi subdividida em 5 setores. E é previsto o projeto de canalização do córrego existente, mantendo-o aberto, de forma a impedir enchentes, assim como o solapamento de suas margens e erosões.


O projeto para áreas verdes é constituído a partir do Plano Urbanístico definido pelo projeto de urbanismo e tem as seguintes premissas:

• Garantir a preservação ambiental e a recuperação dos recursos hídricos;

• Permitir maior permeabilidade do solo urbano garantindo assim o abastecimento do lençol freático;

• Priorizar remanejamentos e replantios associado ao plantio de novos indivíduos;

• Promover o reflorestamento de áreas sensíveis ao desmatamento e ao deslizamento;

• Garantir espaços de estar e lazer para os moradores da região, proporcionando áreas de convivência, atividades físicas, lúdicas e esporte.


São propostos três parques para a área de intervenção de Chácara Flórida. O primeiro, Parque Linear que seria implementado ao longo do córrego existente - sendo uma área estratégica para preservação ambiental e a instalação de equipamentos de infraestrutura para a população da região, uma vez que se localiza na região central da área de intervenção. Contará com uma quadra de futebol, vestiários, centro comercial comunitário e espaço comum. O segundo e terceiro, compõem a proposta de Parque de Orla da Represa Guarapiranga, a partir da requalificação da via perimetral. Contarão com quadra poliesportiva, comedoria e bar, sanitários e área de depósito, área de lazer para crianças com brinquedos e área para exercícios com equipamentos de ginástica.





bottom of page